Histórico do Programa

No final da década de 60, o Professor norte-americano Dr. Matthew Lipman, preocupado com o desempenho insuficiente de seus alunos, concebeu o Programa Filosofia para Crianças, visando cultivar o desenvolvimento das habilidades cognitivas mediante discussões de temas filosóficos e visando, com tais discussões, a iniciação filosófica de crianças e jovens. Ele lançava, assim, as bases do Programa de Filosofia para Crianças, inaugurando um novo paradigma educacional que tem por meta o desenvolvimento do pensar multidimensional.

Em 1974, auxiliado pela Dra. Ann Margareth Sharp, fundou o Institute for the Advancement of Philosophy for Children (IAPC), instituição vinculada à Universidade Estadual de Montclair, New Jersey – EUA, com o objetivo de estruturar o currículo de Filosofia para Crianças, preparar educadores para o trabalho em sala de aula, realizar pesquisas acadêmicas sobre o Programa e oferecer suporte e preparação para os Centros de Filosofia em outros países.

Já na década de 70, o Programa Filosofia para Crianças demonstrou ser uma abordagem promissora para o aprimoramento das habilidades cognitivas e, a partir de 1976, espalhou-se pelo mundo, sendo traduzido e trabalhado em vários países.

Assim como os filósofos, as crianças se perguntam sobre os fundamentos dos valores e dos conhecimentos humanos. Propiciar o processo de investigação filosófica de forma sistemática com crianças é fornecer as ferramentas e um método para aperfeiçoar o pensamento, pois é na filosofia que se edificam as questões sobre o significado da realidade e sobre o próprio processo do pensar.

Em 1998, a UNESCO ofereceu ajuda para disseminação de Filosofia para Crianças através de sua rede mundial.
No Brasil, o Programa Filosofia para Crianças foi trazido pelas m����������os da Professora Catherine Young Silva, que fundou o Centro Brasileiro de Filosofia para Crianças (CBFC), em janeiro de 1985.

Em 2009, dando continuidade ao trabalho do Centro Brasileiro de Filosofia para Crianças (CBFC), Professores de Filosofia para Crianças Associados buscam divulgar o Programa criado por Mathew Lipman com o apoio do Institute for the Advancement of Philosophy for Children (IAPC) com a finalidade de abrigar novos projetos e preparar novos professores.